testes do pedido de patente 105069

Teste de simulação de nivelamento controlado de uma câmara-de-ar existente num corpo submerso.




Teste comprovativo em como a rotação das pás não faz o efeito de bombagem nem existe qualquer turbulência por efeito da diferença de características dos fluídos. 






Embora o que esteja em causa, desde o ultimo exame, seja o nivelamento do ar na câmara-de-ar, nos testes com a turbina dentro de água a diferença do atrito é perceptível pela força exercida no movimento do modelo. 

A diferença de atrito do retorno das pás imersas em água torna o movimento mais pesado, de forma inversa, se fosse a corrente marítima a empurrar as pás perdia-se mais potência devido ao maior atrito.

Uma vez que se pretende verificar o atrito do retorno das pás (que se dá em metade da turbina), como solução optei por virar o modelo ao contrário e encher a câmara-de-ar com água até cerca de metade da turbina. O eixo da turbina tem um suporte onde foram colocados 2 pesos de 10 gramas, verificando-se que a turbina movimenta-se mais rapidamente com 10 gramas com a câmara-de-ar vazia (cheia de ar) do que, quando a câmara-de-ar está com água até ao eixo da turbina, com os dois pesos de 10 gramas cada.     


Sem comentários:

Enviar um comentário